Muitas vezes os pacientes chegam pedindo tratamentos específicos. Mas será que é isto mesmo que eles precisam? Algumas vezes sim, outras não. Por isso é importantíssima a avaliação pelo profissional para se ter um diagnóstico e a partir daí elaborar o melhor plano de tratamento individualizado. Se você quer...
Prevenir o envelhecimento: tratamentos para manter a firmeza da pele, evitar que se formem rugas ou manchas. Pequenas intervenções são o segredo destas pessoas que parecem que não envelhecem.
Recuperar, restaurar: quando os sinais de envelhecimento já estão presentes para um tratamento com naturalidade e sem exageros é legal tentar recuperar dos danos, sem dar à pessoa uma bochecha que nunca teve um lábio exagerado.
Embelezar: para os pacientes mais jovens, é possível fazer procedimentos que melhorem imperfeições e deixem o rosto belo. Sempre com muita delicadeza pois é a beleza como um todo que tem que aparecer, e não o procedimento.
Como escolher um procedimento estético?
Hoje em dia existem vários tipos de procedimentos estéticos e muito se fala deles, mas para o paciente muitas vezes é confuso escolher entre um ou outro. Além disso, o paciente pensar no procedimento que gostaria de fazer antes de fazer uma avaliação é como querer tomar um remédio sem ter o diagnóstico.
Sendo assim, o ideal é que o paciente chegue com a queixa e o médico faça a avaliação e a partir daí elabore um plano de tratamento individualizado, ou seja, de acordo com as necessidades de cada um. Pensando desta forma, vou trazer aqui os tratamentos por regiões: olhos, boca, contorno facial, pescoço.
Procedimentos para a região do olhos
Ao interagirmos com os outros, nosso contato principal é através do olhar. E a região dos olhos ficou muito em evidência agora com o uso das máscaras por ser a região que aparece. É uma região que desde cedo pode ser acometida por olheiras. As olheiras podem ser de três tipos: pigmentada ou arroxeada, fundas ou bolsas.
No envelhecimento, surgem as rugas e a flacidez, resultando em pálpebras pesadas e dificuldade para abrir os olhos. É uma região que merece atenção precoce no cuidado estético pois as opções de tratamento são mais restritas por ser uma região muito delicada. Existem opções de procedimentos para amenizar todas essas alterações, lembrando que a avaliação médica é fundamental para elaborar o melhor plano de tratamento para cada um!
Procedimentos para o contorno do rosto
O contorno facial é uma região que “denuncia” muito a idade. Por ser a região mais inferior, a flacidez do rosto se acumula nela, formando o bulldog e perda do contorno da mandíbula e queixo. O tratamento da flacidez deve começar desde a prevenção pois quando a flacidez é avançada, é mais difícil corrigi-la. Como a perda de colágeno se inicia aos trinta anos de idade, tem-se que pensar em iniciar os tratamentos preventivos precocemente. As opções são os estimuladores de colágeno, como os bioestimuladores e o ultrassom microfocado. Quando já há sinais de flacidez instalados, há a opção de fios de sustentação. O preenchimento com ácido hialurônico também tem indicação quando é necessário repor volume nas bochechas e remodelar o queixo.
Procedimentos para o pescoço
Acontece que muitas vezes as pessoas tratam o rosto e esquecem do pescoço, que vai ficando para trás no quesito envelhecimento. E de fato é uma área que sofre com os sinais do tempo porque ele está “pendurado” no queixo e por isso sofre com a flacidez. Além disso, poucas pessoas conseguem usar protetor solar nesta área, o que contribui para a flacidez e o surgimento de manchas.
Como se não bastasse, é uma área que tende a acumular gordura, pesando ainda mais pele flácida. As opções de tratamento para esta região são:
Viu como pode ser confuso escolher qual o melhor procedimento? Por isso, a avaliação médica é ideal para o plano de tratamento que cada um precisa. No vídeo abaixo, a
Dra. Ana Paula Takeuchi fala mais sobre a importância da consulta anual com o dermatologista. Confira!
O conteúdo apresentado se baseia nas normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM), devendo ser utilizado como fonte de informação e educação destinada exclusivamente a pacientes, estando vetada sua reprodução. Nada aqui comentado representa exclusividade de conhecimento ou técnica. Todas as imagens utilizadas foram retiradas ou baseadas em banco de imagens de uso licenciado, não se tratando de pacientes reais. Este conteúdo não pode ser distribuído para terceiros. Esclarecemos ainda que dúvidas e avaliações devem ser realizadas na consulta formal presencial, não devendo ser utilizados canais digitais ou afins para avaliação dos pacientes.