Pintas (Nevos)

Pintas (Nevos)

O que é?


Todo mundo tem pintas (nevos), que são manchas acastanhadas ou enegrecidas, que surgem na pele em decorrência da predisposição genética e exposição solar acumulada. Elas começam surgir na infância e vão aumentando em número até a fase adulta. Algumas já estão presentes ao nascimento. 

Agende sua Consulta

Agende via WhatsApp

Formulário Pintas

Mais informações

A exposição solar aumenta risco de desenvolvimento de lesões malignas. É muito importante detectar se uma pinta tem critérios de risco de malignidade, como formas assimétricas, bordas irregulares, mais de uma cor ou em evolução não estável. Um sinal em crescimento ou que esteja mudando de cor, formato deve ser avaliado com atenção por um dermatologista, pois essas características sugerem que pode se tratar de um nevo displásico ou possivelmente de um melanoma - um tipo de câncer de pele agressivo.

O tipo melanoma pode começar com uma pinta e é o tipo de câncer mais agressivo e letal de todos, mas, quando detectado precocemente, pode ser curado. Por isso a importância de avaliar as pintas. Além da preocupação com a saúde, pode-se remover pintas para melhorar a estética. 

O procedimento de retirada de pintas em geral é um procedimento simples e rápido, com anestesia local. É necessário que a pinta seja examinada para a confirmação do diagnóstico. Normalmente, não compromete as atividades normais do paciente e, no caso de haver pontos, estes são retirados em 1 a 2 semanas. 

Quando se tem pintas sem a indicação de remoção, mas suspeitas, ou muitas pintas, pode-se também fazer o acompanhamento através da dermatoscopia digital ou mapeamento das pintas, procedimento em que elas são mapeadas e fotografadas para comparação futura.

O mapeamento corporal é um exame não invasivo, em que o médico fotografa todas as pintas do paciente, analisa uma a uma e fornece posteriormente um laudo que pode indicar a retirada de uma ou mais pintas de risco e orienta quando deverá ser feita a próxima avaliação. O exame é realizado com um aparelho que aumenta em 40x a imagem das lesões.

Agende uma Consulta


Agende uma Consulta
WhatsApp

Telefone
Faça uma Visita

Av. Angélica, 2530 • CJ 172

São Paulo - SP

Ainda tem dúvidas?

Perguntas Frequentes

  • Quais são critérios de uma pinta benigna?

    Pintas benignas ou de baixo risco são simétricas, com bordas regulares, tem 1 cor única e uniforme, geralmente um diâmetro de 5mm ou menor e tem estabilidade, sem mudanças de tamanho, borda, cor.  


  • Qual é a regra ABCDE, para ver critérios de risco de uma pinta ser maligna?

    A - assimetria;

    B- bordas irregulares;

    C- cores múltiplas;

    D - diâmetro maior que 5mm;

    E- evolução (crescimento, coceira, sangramento, mudança de formato, mudança de cor);


    Quanto mais critérios ABCDE tiver, maior o risco de ser maligna e ter indicação de remoção cirúrgica para tratamento ou prevenção de câncer de pele.


Share by: