Herpes

Herpes

O que é?


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o herpes pode ser definido como uma infecção viral comum, com a qual mais de 90% - da população adulta já teve contato. É um vírus que se comporta de maneira peculiar. Diferentemente de outros vírus que vão embora quando a pessoa melhora, o vírus do herpes fica dormente no corpo. Quando há uma queda de imunidade, o vírus pode se manifestar. Existem dois tipos de herpes:
  • Herpes simples: causado pelos herpesvírus tipo 1 e tipo 2;
  • Herpes zóster (ou "cobreiro"): causado pelo vírus varicela-zóster, mesmo agente da varicela (popularmente conhecida como catapora).

Agende sua Consulta

Agende via WhatsApp

Formulário Herpes

Sintomas

Geralmente, a infecção manifesta-se através do surgimento de pequenas bolhas (vesículas) que aumentam de número e tamanho, se rompem e formam feridas. 

É bastante comum na boca, mas pode aparecer também em outros lugares do rosto/corpo, como a região genital (herpes genital). É possível que a pessoa sinta a sensação de formigamento, coceira ou dor leve na região acometida. E, no caso do herpes zóster, a dor já pode ser muito intensa, às vezes, até aparecendo antes das lesões de pele.

As lesões do herpes simples podem aparecer decorrente a alguns fatores como queda de imunidade e exposição solar, mas muitas vezes não há um fator aparente.

Saiba mais sobre os

Tratamentos Indicados

O tratamento é, geralmente, feito com comprimidos e/ou pomadas específicos. No caso de episódios muito frequentes, existem também opções de tratamento que visam diminuir a frequência desses episódios.

No herpes zóster, quando a dor é muito intensa, pode ser necessário tratamento específico para a dor. E, se houver lesões próximas da região do olho, é necessária uma avaliação por um oftalmologista.

Agende uma Consulta


Agende uma Consulta
WhatsApp

Telefone
Faça uma Visita

Av. Angélica, 2530 • CJ 172

São Paulo - SP

Ainda tem dúvidas?

Perguntas Frequentes

  • Como é a transmissão da doença?

    A herpes é uma doença contagiosa muito comum, que se transmite pelo contato direto com o conteúdo da ferida ou bolha de alguém com o vírus. Pode ser pela partilha de copos (ou outros objetos contaminados), pelo beijo, pelo contato íntimo.


  • Como o médico faz o diagnóstico de herpes?

    Na maioria dos casos, a descrição dos sintomas, juntamente com a presença de vesículas características dessa infecção, é suficiente para o diagnóstico de herpes.


    Para confirmar o diagnóstico da infecção, é possível análise virológica do líquido de uma bolha ou análise citológica da ferida. 


Share by: