A flacidez que observamos na perda do contorno facial é a falta de firmeza da pele que acontece por conta de vários processos internos do corpo. A principal causa desse problema é a diminuição das fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. Desta forma, a ação da força gravitacional sobre o corpo é intensificada causando alterações no formato da face e acentuado o envelhecimento da pele do rosto.
Naturalmente, a partir dos 30 anos, diminuímos a produção de colágeno e, com isso, ocorre o aparecimento da flacidez, além das rugas e linhas finas. A flacidez facial tem sido uma das principais queixas das consultas dermatológicas por causar uma aparência mais cansada, sensação de derretimento do rosto, além do aparecimento do efeito bulldog.
De fato, um contorno facial bem estruturado é o que permite seu rosto parecer mais jovem e saudável. A boa notícia é que, com o avanço da medicina e da tecnologia, você pode estimular a produção de novas fibras de colágeno e promover um efeito lifting da face sem cirurgias, de forma segura e com resultados naturais. Confira neste blogpost uma lista com os top 4 procedimentos para contorno facial que prometem melhorar o tônus da sua pele.
O que é colágeno e qual sua principal função na pele?
O colágeno é uma proteína natural do corpo responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, sendo, portanto, um grande aliado de sua saúde e beleza.
O que acelera a perda de colágeno na pele e o envelhecimento?
Como mencionamos anteriormente, a partir dos 30 anos, ocorre uma diminuição natural do colágeno. Isso porque, nessa idade, a produção das fibras de colágeno e a elastina começa a diminuir, dando início ao processo de envelhecimento. Já após os 50 anos, o corpo degrada essa proteína em um ritmo ainda maior. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face. Importante destacar que a quantidade de colágeno da pele também pode ser afetada por fatores extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas.
Como ocorre o processo de envelhecimento do rosto?
Com o decorrer do processo de envelhecimento, o rosto acaba perdendo o seu contorno, o formato e o volume que tinha quando jovem. Por isso, ocorre a inversão do chamado triângulo da juventude, que assim passa a ter sua base voltada para baixo. Este triângulo invertido é resultado da perda de volume mais acentuada nas regiões da maçã dos rostos e flacidez acentuada do queixo e das bochechas.
O rosto, como um todo, perde volume com o passar dos anos, porém essa perda é mais visível no terço médio da face, já que esta área tem mais gordura. Com a redução de sustentação, devido à ação da gravidade e à flacidez da pele, a gordura acaba cedendo e contribuindo para uma aparência cansada.
Como melhorar a flacidez e o contorno facial?
Para quem deseja recuperar o contorno facial perdido, existem diferentes opções de tratamento e o(a) médico(a) dermatologista saberá indicar ao paciente qual é a opção mais adequada para cada caso! Mas se você já quer se inteirar melhor do assunto, vamos elencar aqui abaixo os 4 principais tratamentos não-invasivos: os nossos melhores amigos na busca de um envelhecimento saudável e com resultado natural.
1. Ultraformer III
O tratamento usa a tecnologia do ultrassom microfocado, indicado para melhorar a flacidez e o contorno facial. O aparelho fornece energia térmica que causa coagulação de tecido e ativa o sistema imunológico local estimulando o processo de cicatrização e reparação tecidual, induzindo a formação de um novo colágeno. Outro ponto de atuação do Ultraformer é a ancoragem muscular, a qual faz com que as células dos músculos se adaptem às distorções mecânicas que sofrem no processo de contração. Dessa forma, as expressões ficam mais naturais. O resultado geral deste tratamento é um lifting gradativo já que a melhora do tônus da pele pode ser vista ao longo de 3 a 6 meses após o procedimento. Recomenda-se de 1 a 4 sessões por ano.
2. Bioestimuladores de colágeno
Sculptra® e Radiesse® são exemplos desta categoria de tratamento que estimulam a produção de novas fibras de colágeno e quando injetadas em determinadas camadas da pele. Os resultados, como aumento da espessura, firmeza e qualidade da pele, são perceptíveis de 1 a 3 meses após o procedimento e podem durar 18 meses. De acordo com a necessidade de cada paciente, podem ser necessárias de 2 a 3 sessões, em intervalos mensais, para que se chegue ao efeito desejado.
3. Preenchimento facial com ácido hialurônico
Esta técnica utiliza a aplicação injetável de ácido hialurônico, um composto que possui alta afinidade de ligar-se à molécula de água, formando um bloco sob a pele capaz de repor volume, dar mais definição e sustentação ao rosto. Ou seja, é um importante aliado para redefinir contornos da face, como o queixo, a mandíbula e as maçãs do rosto. O produto é biocompatível, biodegradável e absorvível ao longo do tempo. Os efeitos aparecem logo após o procedimento, e se tornam mais visíveis após 1 semana. Dependendo da absorção do organismo e da quantidade utilizada, o resultado pode durar de 12 a 18 meses.
4. Fios de sustentação
São fios feitos com produtos biocompatíveis, biodegradáveis e absorvíveis ao longo do tempo: a Polidiaxanona (PDO). Trata-se de uma substância que promove a sustentação dos tecidos com grande capacidade de estimular o colágeno na pele, mantendo a pele firme e saudável. Portanto, também são excelentes indicações para flacidez e melhora do contorno facial e pescoço. Os efeitos começam a aparecer após 2 a 4 semanas da aplicação. Mas os resultados mais satisfatórios ocorrem depois de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de uso, da tração aplicada e da resposta do organismo. Os fios são absorvidos em até 6 a 8 meses, mas os efeitos do tratamento podem permanecer por 12 a 18 meses, pois eles ajudam a produzir colágeno e remodelar a pele.
Como realizar os procedimentos para a pele do rosto?
Uma das vantagens desses tratamentos, é que por serem métodos não-invasivos, os procedimentos podem ser realizados no próprio consultório dermatológico. Agora que você conseguiu esclarecer algumas das suas dúvidas, nada melhor que encontrar uma dermatologista especialista em tratamento da flacidez e contorno facial. Aqui no consultório, oferecemos um tratamento personalizado para cada paciente. Entre em contato para saber mais detalhes.
O conteúdo apresentado se baseia nas normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM), devendo ser utilizado como fonte de informação e educação destinada exclusivamente a pacientes, estando vetada sua reprodução. Nada aqui comentado representa exclusividade de conhecimento ou técnica. Todas as imagens utilizadas foram retiradas ou baseadas em banco de imagens de uso licenciado, não se tratando de pacientes reais. Este conteúdo não pode ser distribuído para terceiros. Esclarecemos ainda que dúvidas e avaliações devem ser realizadas na consulta formal presencial, não devendo ser utilizados canais digitais ou afins para avaliação dos pacientes.