A flacidez e acúmulo de gordura que ocorrem na região logo abaixo do queixo, região também conhecida como papada ou queixo duplo, pode ser bastante incômoda.
Ela pode estar associada ao excesso de peso, ao processo de envelhecimento e a fatores genéticos. Nos casos iniciais, notamos a perda de firmeza da pele, modificando o nosso contorno facial. Em casos mais intensos e com acúmulo de gordura associado, há um grande prejuízo da harmonia do rosto.
Confira a seguir, como ela surge e o que usamos aqui na clínica Upskin para amenizá-la.
Como forma a papada?
A papada é caracterizada pela flacidez e falta de sustentação da pele e/ou pelo acúmulo de gordura entre o queixo e o pescoço. Pode ocorrer em homens e mulheres acima de 30 anos, como uma consequência do envelhecimento (flacidez) e, muitas vezes, associada ao sobrepeso (excesso de gordura).
Opções de tratamento para eliminar o queixo duplo
Acúmulos de gordura e flacidez moderada podem ser tratados com o auxílio de diversas tecnologias e procedimentos realizados pelo médico dermatologista.
Quais são os melhores procedimentos não invasivos para melhorar a região da papada?
A primeira etapa para tratarmos a região é a avaliação da causa, ou seja, tenho flacidez de pele? Ela é inicial ou avançada? Tenho acúmulo de gordura? Pequena quantidade ou já moderada?
Dependendo do estágio de cada paciente, pode ser realizados um ou mais dos tratamentos a seguir:
1. Emptiers: esvaziadores de gordura
A aplicação de enzimas que ajudam a reduzir a gordura submentoniana, ou seja, o excesso de gordura da região da papada, tem um papel importante no tratamento de pacientes com componente de acúmulo de gordura!
2. Ultraformer III: ultrassom micro e macrofocado
O Ultraformer III é eficaz nos dois principais tipos de papada, tanto causados pela flacidez, quanto pelo acúmulo de tecido adiposo. É uma tecnologia de ultrassom micro e macrofocado de alta intensidade, capaz de estimular a produção de colágeno novo e também provocar a quebra de células de gordura. O resultado é um efeito lifting e uma melhora progressiva da firmeza da pele com redução de gordura local.
3. Fios de PDO
Os Fios de PDO eliminam a papada pois proporcionam um efeito lifting ao tracionar e reposicionar os tecidos. Ao tracionar a pele, os fios deixam os contornos do rosto mais definidos, além de estimular a produção de colágeno. Esse tratamento é mais efetivo contra a papada causada pela flacidez.
4. Preenchedores
Dependendo da causa da papada e do seu grau, realizar o preenchimento com ácido hialurônico na região do contorno facial e do mento, ajuda a tracionar o excesso de pele, melhorando assim a papada com componente de flacidez.
5. Bioestimuladores de colágeno (Sculptra® e Radiesse®)
Os bioestimuladores aumentam a produção de colágeno da nossa pele, assim, eles são sempre benéficos quando queremos melhorar a flacidez da pele, inclusive nessa região abaixo do queixo.
Como saber qual é o melhor tratamento para o meu caso?
A papada não precisa impactar negativamente sua autoestima. Como você viu acima, existem várias opções de tratamentos para acabar com ela. E a dica do melhor tratamento para você é sempre a mesma: converse com uma médica dermatologista especialista no assunto. Só o profissional poderá esclarecer todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento para o seu caso. No vídeo abaixo, a Dra.
Ana Paula Takeuchi explica em mais detalhes o surgimento da papada junto com o processo de envelhecimento. Confira:
O conteúdo apresentado se baseia nas normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM), devendo ser utilizado como fonte de informação e educação destinada exclusivamente a pacientes, estando vetada sua reprodução. Nada aqui comentado representa exclusividade de conhecimento ou técnica. Todas as imagens utilizadas foram retiradas ou baseadas em banco de imagens de uso licenciado, não se tratando de pacientes reais. Este conteúdo não pode ser distribuído para terceiros. Esclarecemos ainda que dúvidas e avaliações devem ser realizadas na consulta formal presencial, não devendo ser utilizados canais digitais ou afins para avaliação dos pacientes.