Tudo o que você precisa saber sobre os Fios de PDO: o que são, para que servem, tipos e durabilidade
O que são os Fios de PDO?
Os fios de PDO têm ganhado notoriedade nas mídias por se tratar de um procedimento seguro, prático e por ser um forte aliado no combate à flacidez. Os fios são feitos de polidioxanona e já são conhecidos há algum tempo no meio médico. Eles são utilizados como fios de sutura em cirurgia há mais de 30 anos. Portanto, é um fio compatível com o nosso organismo e é completamente absorvido, o que traz uma segurança maior para o procedimento.
Durante o processo de absorção dos fios, há o estímulo de colágeno, o que fez com que esses fios começassem a ser utilizados para o tratamento de rugas e flacidez no rosto e no corpo tanto para o estímulo de colágeno quanto para promover o efeito lifting. No mundo da dermatologia foram realizadas algumas atualizações inovadoras para poder utilizar este fio para a finalidade estética. Vamos conhecer mais sobre esse procedimento?
Para que servem os Fios de PDO?
Um dos sinais do envelhecimento é a flacidez da pele, que faz com que ela vá “caindo” como se estivesse com o aspecto de derretido. Observamos essa mudança quando ficamos com as bochechas mais caídas, quando perdemos o contorno facial e quando começamos a ter mais flacidez na região conhecida como papada. Somado a isso, as constantes expressões que realizamos e contrações faciais fazem com que nossas linhas de expressões fiquem marcadas, em alguns casos, as linhas aparecem mesmo sem o esforço de contração. Com isso, ocorre o aparecimento de sulcos e vincos, como é o caso do bigode chinês, das rugas da braveza e das rugas ao redor da boca.
As principais indicações para o uso do fio de PDO são:
- Queda de sobrancelhas;
- Flacidez no pescoço;
- Papada;
- Perda do contorno da mandíbula,
- Vincos e sulcos (bigode chinês, linha da marionete);
- Rugas na testa;
- Pé de galinha;
- Bolsas e rugas na pálpebra inferior.
Tipos de fios de PDO
Para a colocação do fio, a dermatologista irá realizar uma avaliação e entender qual a necessidade de cada um e quais os objetivos a serem alcançados em cada caso.
Os fios que utilizamos podem ser lisos ou espiculados:
- Espiculados: possuem pequenos ganchos, chamados espículas, responsáveis por promover a tração, ou seja, puxar a pele e estimular a produção de colágeno.
- Lisos: os fios lisos são colocados em diversas direções para formar como se fosse uma rede e assim melhorar a produção de colágeno no local, funciona portanto como um bioestimulador de colágeno.
Quanto tempo duram os Fios de PDO?
Após a colocação dos fios, eles têm de 6 a 8 meses para serem absorvidos, sendo este o tempo de duração. Porém, o efeito de estímulo de colágeno perdura por mais tempo podendo chegar até 2 anos.
Cuidados pós procedimento
Como é um procedimento não invasivo feito em consultório, o paciente pode retornar às suas atividades normalmente, porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados como evitar fazer atividade física e evitar mexer na região que foi tratada.
Vantagens do procedimento
- Rejuvenesce a pele;
- Suaviza as rugas;
- Ajuda no efeito Lifting da pele;
- Não há necessidade de fazer cortes na pele;
- Retorno rápido para às atividades habituais;
- Pode ser associado com outros tratamentos.
Portanto, o tratamento com fios de PDO é mais um aliado no tratamento e prevenção da flacidez do rosto e suas consequências. Ele, associado a outros tratamentos, ajuda no processo do envelhecimento saudável, trazendo resultados naturais, mas com melhoras importantes. Entre em contato para esclarecer mais dúvidas e marcar uma consulta personalizada para avaliar seu caso.
O conteúdo apresentado se baseia nas normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM), devendo ser utilizado como fonte de informação e educação destinada exclusivamente a pacientes, estando vetada sua reprodução. Nada aqui comentado representa exclusividade de conhecimento ou técnica. Todas as imagens utilizadas foram retiradas ou baseadas em banco de imagens de uso licenciado, não se tratando de pacientes reais. Este conteúdo não pode ser distribuído para terceiros. Esclarecemos ainda que dúvidas e avaliações devem ser realizadas na consulta formal presencial, não devendo ser utilizados canais digitais ou afins para avaliação dos pacientes.









